Já foi visto o que é planejamento estratégico e sua importância e benefícios, mas você sabe se ele será útil para sua empresa? O planejamento estratégico pode e deve ser feito em todo tipo de negócio, desde uma micro empresa até uma multinacional, a fim de garantir a eficiência da mesma.
Se alguma das seguintes afirmações fazem parte da realidade do seu negócio, ele precisa de um planejamento estratégico urgentemente.
Não possuir uma metodologia de funcionamento;
Não possuir conhecimento ou clareza dos objetivos;
Não saber qual caminho seguir para atingi-los;
Não conseguir alcançar a concorrência ou converter seus leads;
Falta de inovações;
Funcionários desengajados;
Cultura e estratégia desalinhadas;
Falta de liderança;
Falta de identidade (missão, visão e valores).
Portanto, toda empresa precisa de um plano de ação somado a uma análise micro e macro sobre o ambiente em que está inserida, além de metas que irão ditar os futuros passos da instituição, possibilitando, assim, um aperfeiçoamento contínuo da mesma.
Este plano de ação diz respeito à execução de estratégias que pode ser facilitado pela ferramenta 5W2H:
What: o que fazer?
Why: por que fazer?
Where: onde fazer?
When: quando fazer?
Who: quem vai fazer?
How: como fazer?
How much: quanto custa fazer?
Já em relação às análises e definição de metas, tem-se quatro métodos para realizá-las
1. Análise SWOT
É uma ferramenta de análise estratégica sobre a própria empresa e o mercado a que está submetida, e indica Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) da corporação, onde as forças e fraquezas se referem ao interno da entidade e as oportunidades e ameaças ao ambiente externo.
2. Análise PESTEL
Esta análise é focada em 6 fatores externos que podem impactar as atividades da empresa: políticos (como o Estado pode intervir na economia da empresa), econômicos (juros, inflação, taxa de câmbio), sociais (distribuição de renda, dados demográficos), ecológicos (uso sustentável de recursos naturais feitos pela empresa) e legais (leis trabalhistas, direito do consumidor).
3. Metas SMART
Esta ferramenta auxilia de forma precisa, direta e objetiva no estabelecimento de metas para sua empresa, sem deixar espaço para suposições e dúvidas. Sendo assim, a técnica SMART indica uma meta Specific (específica), possível de ser Measurable (mensurável) e Achievable (alcançável), Relevant (relevante) para a empresa e com um Time (tempo) e prazo determinado.
4. Key Performance Indicator (KPI)
Os KPIs são indicadores chaves que mensuram o desempenho dos processos da empresa, facilitando um direcionamento de recursos e esforços de maneira assertiva. Esses indicadores são:
Taxa de conversão;
Custo de aquisição de cliente (CAC);
Retorno sobre Investimento (ROI);
Valor do tempo de vida do cliente;
Taxa de rotatividade;
Net promoter score (NPS).
Empresas de consultoria como a PROMAD Jr. estão a disposição para realização de mapeamentos, otimização de processos e planejamento estratégicos. Entre em contato com a PROMAD Jr. para agendar um diagnóstico gratuito, que com certeza os benefícios a curto, médio e longo prazo poderão ser notados.